top of page

Brainspotting Cego (Blind Brain Spotting)

Série de textos com tradução autorizada pelo autor para a distribuição pela associação.




Michel Allon

Traduzido por Carla Maranhão



Um ano após descobrir a técnica que nomeei Brainspotting Cego, trabalhar e melhorar a execução, eu decidi compartilhar com meus colegas brainspotters, especialmente com David, que inspirou meu trabalho. Estamos na semana de festas do “Passover”*, quando celebramos a libertação da escravidão para a liberdade, que é realmente o que nosso trabalho com o pós trauma e ansiedade tem a ver. Espero que o Brainspotting Cego possa ajudá-lo em seu trabalho, como tem me ajudado com meus clientes.


Primeiramente gostaria de compartilhar a minha teoria na qual a descoberta foi baseada. Acredito que todo animal incluindo os humanos, quando vêm ao mundo, tenham que ser capazes de discernir o perigo em seu ambiente. Como seus cinco sentidos ainda não estão desenvolvidos suficientemente, acredito que eles usem seu sexto sentido; a “sensação” de que algo é perigoso. Piaget chamava os primeiros 18 meses de estágio Sensório-motor, e acredito que ele se referia a todos os sentidos, incluindo o sexto sentido. Lembro de David ter me contado de o Brainspotting ter funcionado até com um de seus clients que era cego. As pessoas cegas têm sexto sentido? Acredito que se uma pessoa foi traumatizada na fase pré-natal ou nos seus primeiro 18 meses a 2 anos de vida, elas tenderão a continuar possuindo um forte sexto sentido. Outros, que não tenham sido traumatizadas no começo da vida, tenderão a perder o seu sexto sentido, quando os seus outros sentidos desenvolvem-se e tornam-se dominantes. Se uma pessoa tem um sexto sentido forte, ao fazer o Brainspotting com os olhos fechados, ela pode identificar os seus pontos sensíveis, usando a Janela Interna, usando o seu sexto sentido. Já que o perigo inicial foi identificado usando seu sexto sentido, logo os pontos que se identificam cegamente, irão limpar a memória precoce do trauma mais eficientemente. Como identificar se uma pessoa teve um trauma precoce, se não houver memória cognitiva ou nenhuma história conhecida? Antes de explicar as minhas conclusões, deixe-me primeiro dizer que tudo o que está escrito aqui se aplica a pessoas em que o hemisfério direito do cérebro é o hemisfério emocionalmente dominante. Pesquisas demonstraram que cerca de 15% das pessoas destras e 35% dos canhotos são contrárias, portanto o seu hemisfério esquerdo é o seu hemisfério emocionalmente dominante.


Costumo começar a escanear o ponto do cérebro (brainspot) no eixo X do lado direito da pessoa e proceder para o seu lado esquerdo. Descobri que, se uma pessoa identifica o ponto (spot) no seu lado direito externo, muitas vezes significa uma memória precoce. Se assim for, enquanto a pessoa olha para o ponto no seu lado direito externo, eu as faço fechar os olhos e imaginar olhar para o mesmo ponto. Eu, então, pergunto se a sensação corporal é mais forte com os olhos abertos ou com os olhos fechados. Se a sensação corporal é mais forte com os olhos fechados, a pessoa continuará olhando para o ponto com os olhos fechados. Assim como no protocolo normal, a pessoa continuará olhando com os olhos fechados até que sintam um alívio da sensação corporal. Em seguida, peço a pessoa para fechar os olhos, fazer uma varredura ao longo do eixo X, e identificar quaisquer outros pontos que trazem sensações negativas. Geralmente, se eles identificam outros pontos, os mesmos pontos não foram identificados quando seus olhos estavam abertos. Novamente proceder para processar esses outros pontos com os olhos da pessoa fechados.


Em minhas experiências com o Brainspotting Cego, muitas vezes tenho dado intervalos enquanto a pessoa está processando, para ver se quando nós retornarmos, eles podem identificar o mesmo local, com os seus olhos fechados. Clientes encontram o mesmo ponto. Além disso, quando escaneando e identificando os pontos com os olhos fechados, eu subsequentemente peço-lhes para apontar para onde eles acreditam que a varinha (ponteira) está apontando, (olhos fechados) e a maioria é bem sucedida.


Eu poderia dar muitos exemplos de meus sucessos usando esta técnica, mas prefiro que você tente fazer isso por conta própria. Eu ficaria mais do que feliz em responder a quaisquer dúvidas e em ouvir o seu feedback e os seus sucessos.

*(nota do trad: feriado judeu que comemora a história bíblica de Exodus, quando os escravos hebreus foram libertados no Egito).

Michel Allon,

Hoshaya, Israel.

michelallon@yahoo.ca


Baixe aqui o arquivo em PDF


Brainspotting Cego-Michel Allon
.pdf
Download PDF • 65KB

Posts recentes

Ver tudo

Recurso da Rede de Energia Brainspotting

Série de textos com tradução autorizada pelo autor para a distribuição pela associação. Lisa Schwartz e Iria Salvador Traduzido por Patricia Jacob Lisa Schwartz O recurso da rede de energia pode ser u

Comments


bottom of page